O que é newsletter ou e-mail marketing?

Definição de uma Newsletter

Newsletter ou e-mail marketing é a prática pela qual as empresas enviam conteúdo informativo e focado no produto por meio de um texto enviado por e-mail a uma lista de assinantes que compreende clientes em potencial e existentes.

As empresas on-line utilizam newsletters informativos para manter sua marca em destaque para os consumidores, estabelecendo autoridade no espaço e notificando os leitores sobre os produtos que podem interessá-los.

Cada entidade comercial deseja evoluir para uma entidade cada vez mais lucrativa a cada dia que passa. Para atingir esse objetivo, as empresas gastam grandes somas de dinheiro e longos períodos de tempo em suas campanhas de propaganda e marketing.

No entanto, as empresas também desejam ser eficazes, ou seja, aproveitar ao máximo investindo menos. É aqui que o e-mail marketing se torna extremamente útil.

Qual é o objetivo de uma newsletter?

Junto com marketing de conteúdo, uma newsletter é usada como publicação (periódico, panfleto etc.) que é distribuído aos seus assinantes após um intervalo de tempo regular, para atrair leads para seu site.

A publicação, em geral, refere-se a um ponto focal sobre o que os assinantes estão interessados ​​em saber mais. E, mantendo-se alinhado com esse conceito, você deve garantir que mais de 90% do periódico seja preenchido com informações a serem entregues com os 10% restantes ou menos falando sobre você.

Se utilizado e executado adequadamente, uma newsletter, independentemente de ser um boletim informativo por e-mail ou um formato impresso, pode fazer maravilhas pelos seus esforços de marketing.

O que torna o e-mail marketing uma ferramenta tão eficaz para as empresas?

O que torna um e-mail de marketing uma ferramenta tão forte é que ele ajuda a estabelecer o valor da marca e a fortalecer seu vínculo com os consumidores.

Além de garantir que as pessoas se mantenham atualizadas com os desenvolvimentos, você também abre locais para o e-marketing, já que você pode desenvolver um portal de compras baseado na internet e colocar seu link no boletim direcionado a um determinado produto.

Isso permitiria que as pessoas optassem por comprar em suas instalações físicas ou simplesmente fazer pedidos on-line para obter o que quiserem. Além disso, você pode estabelecer sua reputação como uma autoridade no setor, mantendo os clientes informados.

De várias maneiras, (possivelmente) os levarão a se tornarem clientes ao longo da vida.

Medindo o sucesso da Newsletter

Como todas as iniciativas de marketing, o newsletter precisa ter um impacto quantificável nos negócios. O primeiro passo é definir metas mensuráveis, que geralmente incluem:

  • Aumentar destinatários, medidos em assinantes;
  • Leitura do e-mail, medido pela taxa de abertura;
  • Realizar a ação desejada (normalmente uma visita ao site), medida pela taxa de cliques;
  • Fazer uma compra, medida na receita atribuída.

Essas metas básicas são atendidas em várias campanhas de vendas ou iniciativas de negócios que o boletim poderia reforçar.

Por exemplo, um varejista de roupas on-line que está entrando na temporada de outono pode querer promover sua coleção de jaquetas e outras roupas de inverno. O e-mail informativo poderia conter conteúdo sobre as tendências da moda no inverno, com links de rastreamento para produtos para clima frio.

Newsletters eficazes são informativos e não direcionados a vendas

Usuários da internet de todos os tipos são bombardeados regularmente com ofertas, vendas e promoções.

Para que os clientes abram e leiam um e-mail, o conteúdo precisa ser realmente interessante – além de uma tentativa de vender mercadorias ou serviços.

É muito mais provável que os usuários abram um e-mail direcionado para educá-los ou entretê-los, e isso é feito na linha de assunto. Mas com essa expectativa vem a necessidade de realmente cumprir a promessa do sujeito.

Os e-mails oferecem às empresas on-line a oportunidade de demonstrar autoridade e conhecimento sobre o assunto de seus produtos.

Diga aos assinantes por que certos materiais são melhores, alguns estilos são populares ou uma história sobre sua marca.

Isso dá aos leitores um motivo para confiar em você e também contam uma história que traz mais personalidade à sua marca.

Os clientes com forte apego a uma determinada empresa gastam 23% a mais que a média dos consumidores, e o e-mail marketing é o principal candidato para distinguir uma marca da concorrência.

Uma metodologia proposta para e-mail marketing é 90/10: 90% de informações, 10% de material de vendas. Com o equilíbrio certo, menos é mais e o material educacional levará a mais vendas do que a cópia do produto.

Lista de verificação para um e-mail marketing eficaz

Empresas de diversos setores utilizam o e-mail marketing para atingir seus públicos-alvo e criar exposição à marca.

Cada empresa projeta sua distribuição de maneira diferente, dependendo dos desejos e necessidades de seus leitores.

Entretanto, toda lista newsletter deve conter certos elementos necessários para torná-la bem-sucedida:

Manchetes criativas

As linhas de assunto devem motivar o leitor a abrir o e-mail e representar com precisão seu conteúdo.

Relevante e consistente

 As informações devem ser específicas do público-alvo e publicadas em intervalos regulares.

Forte apelo à ação

Todo e-mail marketing deve ter uma ação desejada a ser executada pelo leitor.

Formato organizado

 Se os leads estão confusos ou sobrecarregados com a formatação, é mais provável que eles cancelem a inscrição da newsletter.

Capacidade de resposta móvel

 Mais e mais pessoas estão usando dispositivos móveis para verificar e-mails e fazer compras on-line. As empresas precisam garantir que seus e-mails sejam otimizados para tablets e smartphones para obter os melhores resultados.

Cancelar inscrição

As empresas desejam manter os leads o mais felizes possível, mesmo que isso signifique perder a assinatura de uma lista de newsletter.

Incentivos

As recompensas não apenas atrairão os consumidores para optar pelo e-mail marketing, mas também para fazer uma compra.

Termos e condições

Os leads desejam saber para que suas informações pessoais estão sendo usadas quando se inscreverem em uma lista de newsletter. Inclua um link para sua política de privacidade para garantir que seus dados não serão compartilhados.

Práticas recomendadas para newsletter

Limpe sua lista de e-mails regularmente

Tente reativar usuários que não tenham mostrado sinais de atividade por três meses ou mais. Alguns reagirão, mas é melhor remover o restante da nossa lista. Por quê? Os provedores de serviços de e-mail (Gmail, Yahoo etc.) podem denotar seus e-mails como irrelevantes, o que prejudica a reputação do remetente.

Segmente seus assinantes

Com a segmentação, você terá a chance de criar e-mails um pouco diferentes em uma campanha para atender a cada grupo social com mais precisão. Você pode segmentar sua lista de e-mails de acordo com sexo, ocupação, local, idade, ações dos assinantes e muito mais.

Seja breve, mas informativo

Deixe seu texto claro e conciso, as pessoas geralmente não têm muito tempo para ler textos complicados. Tente abordar seu público no idioma deles. Lembre-se de que você deve ser amigo de seus clientes. Um amigo no qual eles confiam e desejam comprar.

Injete diversão, suspense em suas linhas de assunto

Crie uma linha de assunto com senso de humor para aumentar a taxa de abertura. Seja relativamente curto, mas adicione um pouco de talento. Intrigue os destinatários, então eles ficarão loucos para saber o que está dentro.

Verifique sua gramática

Verifique sua gramática antes de enviar seu e-mail. Será uma pena cometer erros de gramática no seu de e-mail.

Evite fazer spam com as palavras

Cair na caixa de spam é o pior cenário para seu o seu e-mail. Embora os filtros de spam atuais sejam mais sofisticados e capazes de analisar o contexto de suas palavras, é melhor tomar cuidado. Evite qualquer uma dessas palavras com spam.

Preocupe-se com a percepção visual das pessoas

Quando a cópia, imagens e CTAs estiverem configuradas, deixe espaço em branco na mensagem. Dessa forma, sua newsletter por e-mail será fácil de ler.

Torne-o compatível com dispositivos móveis

Verifique se o seu e-mail fica bem em diferentes dispositivos móveis, porque cerca de metade de todos os usuários de e-mail os abrem em dispositivos móveis.

Programe seus e-mails de maneira inteligente

Desenvolva uma programação com base no estilo de vida de seus clientes. Descubra quando é conveniente que as pessoas leiam seus e-mails. Continue enviando e-mails regularmente, mas deixe as pessoas respirarem. Caso contrário, eles podem cancelar a inscrição ou marcarem seus e-mails como spam.

Analise

Monitore a eficácia dos seus e-mails. Fique de olho nas taxas de cliques, abertura e cancelamento de inscrição. Confie nessas métricas ao implementar alterações se algo der errado.

Talvez queira saber sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima