Hospedagem em nuvem é o processo de hospedagem de aplicativos para internet no ambiente de computação em nuvem. As organizações terceirizam os serviços para computação e armazenamento de recursos e isso, por sua vez, é chamado de hospedagem em nuvem.
Com os servidores dedicados, um conjunto de servidores de computação permanece dedicado aos aplicativos e, com a hospedagem compartilhada, um conjunto de servidores de computação é compartilhado por vários aplicativos.
Se a hospedagem em nuvem é comparada à hospedagem compartilhada, ela oferece muitas vantagens, como segurança aprimorada, manipulação de uma grande quantidade de dados, confiabilidade, etc. Mas a hospedagem em nuvem é mais cara que a hospedagem compartilhada.
Existem diferentes modelos de entrega de serviços em nuvem, como SaaS, PaaS e IaaS, e a hospedagem em nuvem move os aplicativos em máquinas virtuais nesses modelos.
A hospedagem em nuvem oferece muitos benefícios, como nenhum custo inicial de capital, proteção de dados com alta disponibilidade e recuperação de desastres, escalabilidade aprimorada, simplifica o processo de retenção de dados e soluções econômicas para a criação de aplicativos e sites.
Os principais recursos da hospedagem em nuvem incluem:
- Oferece soluções totalmente gerenciadas;
- Oferece um ambiente altamente disponível;
- O monitoramento constante do site será feito;
- A solução será escalável e personalizada conforme sua necessidade.
A hospedagem em nuvem ganhou enorme popularidade devido a esses recursos principais. Uma pesquisa feita pela Forbes sobre o crescimento da computação em nuvem descobriu que, desde o ano de 2009, o valor gasto pela computação em nuvem cresce 4,5 vezes a taxa do valor gasto em TI.
Dica profissional: a hospedagem em nuvem é boa para sites de crescimento rápido. Oferece preços flexíveis, portanto, é a melhor opção para sites de alto tráfego. Se o tráfego do site não estiver em um intervalo fixo e subir e descer, a hospedagem em nuvem deve ser considerada, pois oferece opções escalonáveis.
Se alguém estiver enfrentando problemas com a velocidade de carregamento ou o desempenho do site, mesmo assim, a hospedagem em nuvem deve ser considerada, pois oferece um bom tempo de atividade.
Ao selecionar o provedor de hospedagem em nuvem, os fatores que precisam ser considerados incluem o tráfego do site, o tempo de atividade fornecido pelo provedor de serviços e a escalabilidade que ele oferece.