Landing Pages: O que são e para que servem?

No marketing digital, Landing pages ou páginas de destino são páginas de um site criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. É onde um visitante “aterrissa” depois de clicar em um link em um e-mail ou em anúncios do Google, Bing, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, Twitter ou lugares semelhantes na internet.

Ao contrário das páginas da internet, que geralmente têm muitos objetivos e incentiva a exploração, as páginas de destino são projetadas com um único foco ou objetivo, conhecido como call to action, chamada para ação (ou CTA, abreviado).

É esse foco que torna as landing pages a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing e reduzir o custo de aquisição de um lead ou venda.

Aqui é onde as páginas de destino ficam no seu funil de marketing e vendas:

Como você pode ver, a página de destino existe depois que os leads na parte superior do funil clicam em um link em um anúncio, e-mail ou em qualquer outro lugar na internet. É onde a conversão (como uma compra, inscrição ou registro) ocorrerá.

A principal diferença entre as páginas iniciais e as landing pages

(ou por que as landing pages são tão boas em converter)

Uma página inicial tem dezenas de possíveis distrações – você pode basicamente chamá-los de “vazamentos” em vez de links – a landing page é super focada. Ter menos links em sua landing pages aumenta as conversões, pois há menos cliques tentadores que afastam os visitantes da frase de chamariz. É por isso que profissionais de marketing especializados sempre usam uma página de destino dedicada como destino do tráfego.

Claro, a página inicial parece incrível. Ele mostra a marca, permite que as pessoas explorem uma gama de produtos e oferece informações adicionais sobre a empresa e seus valores. A partir daqui, um visitante pode ir a qualquer lugar – se candidatar a um emprego, ler alguns press releases, revisar os termos de serviço, publicar nos fóruns da comunidade etc.

Mas eles não fazem necessariamente uma compra. E esse é o ponto.

A landing page desse cliente tem uma finalidade completamente diferente. Emparelhado com anúncios super lisos que promovem uma única oferta, tudo nela foca em transformar esses visitantes em clientes. Está fazendo um trabalho melhor para converter o tráfego que a marca já está recebendo. Esse é o poder das landig pages!

Tipos de landing pages

Você verá muitas variações por aí, dependendo das especificidades da empresa, mas na verdade existem duas páginas de destino arquetípicas (definidas por seus objetivos):

Landing pages da geração de leads

Também chamadas de páginas “geração de leads” ou “captura de leads”, elas usam um formulário como seu plano de ação. Esse formulário quase sempre coleta dados de leads, como nomes e endereços de e-mail dos visitantes.

Os profissionais de marketing e empresas B2B que vendem itens caros usam esse tipo de página de destino para criar uma lista de clientes em potencial.

Às vezes, as landings pages, oferecem algo gratuito, como um e-book ou webinar, em troca de informações de contato. As marcas de comércio digital também podem usar essas páginas para criar listas ou oferecer frete grátis ou ofertas especiais também.

Landig pages de conversão

São usadas com frequência pelos profissionais de marketing de comércio digital, as páginas de conversão visam diretamente para vendas ou assinatura. Geralmente, eles têm um botão simples como call to action que envia o visitante ao fluxo de checkout (como a loja de aplicativos) para concluir uma transação.

Direcionar tráfego para as landing pages

Você precisará preencher esse funil com visitantes para que sua landing page funcione. Felizmente, você tem muitas opções. Vamos explorar algumas das fontes mais comuns de tráfego para páginas de destino.

Tráfego de pesquisa paga

A maioria dos mecanismos de pesquisa inclui publicidade paga. Quando alguém procura algo esses anúncios aparecem – mas não muito claramente – nos resultados da pesquisa.

Diferentemente dos outros resultados na página, os anúncios pay-per-click são preparados e pagos pelos profissionais de marketing. Alguém que clicar nesse anúncio será direcionado para uma landig page encantadora.

Fundamentalmente, quando você cria um anúncio, pode escolher para onde o link leva seu visitante.

Tráfego social pago

A exibição de anúncios em sites de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn é uma maneira excelente de segmentar pessoas e comunidades particularmente interessadas em sua marca, independentemente de já estarem no mercado.

Em vez de anunciar para pessoas que estão pesquisando, você pode anunciar para as pessoas que adicionaram algo que valorizam a lista de interesses no perfil do Facebook. A vantagem é que você pode se conectar com os clientes antes que eles comecem a procurar seu produto – ou antes, que eles o desejem!

Além de oferecer recursos avançados de segmentação, cada canal social tem suas próprias características. O Instagram, por exemplo, funciona bem para produtos e marcas de estilo de vida com um forte apelo visual. Por outro lado, os anunciantes B2B preferem usar o LinkedIn para alcançar profissionais que trabalham em setores específicos.

Campanhas por e-mail

O e-mail é frequentemente apontado como o canal de marketing eficaz por causa de seu enorme alcance (e baixo custo) em comparação com outras estratégias. Um estudo de 2018 do Grupo Radicati projeta que haverá 4,2 bilhões de usuários de e-mail até 2022. Isso é mais da metade do planeta!

Uma poderosa combinação de e-mail marketing e landing pages pode ser usada para nutrir relacionamentos existentes com os clientes e adquirir novos. Após criar uma lista de contatos, seu e-mail cuidadosamente criado permite atrair os leitores para sua oferta, enquanto a landing page preenche os detalhes e direciona os visitantes para uma chamada à ação.

Tráfego de pesquisa orgânica

O termo “tráfego orgânico” refere-se a visitantes provenientes de uma fonte não paga – como a parte inferior dos resultados de pesquisa do Google ou Bing (SERPs). Ao criar um conteúdo atraente e legitimamente útil em seu site ou em suas páginas de destino, você pode garantir que sua empresa apareça com mais frequência nas pesquisas relacionadas. Quanto maior e de qualidade o seu conteúdo, melhor.

Chamá-la de “não paga” é um pouco enganador. Isso não significa que não há tempo e dinheiro investidos na classificação. Há todo um campo de profissionais dedicados a extrair o máximo de tráfego orgânico do Google possível por meio de uma estratégia cuidadosa, conhecimento técnico e criação brilhante de conteúdo. Isso se chama otimização de mecanismo de pesquisa (SEO).

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